logo_ca.png

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul foi fundada em 1916 por dez personalidades da região de Santiago do Cacém, ligadas ao setor primário. Integra o Grupo Crédito Agrícola, tendo assumido ao longo de mais de um século de existência um papel preponderante no apoio e desenvolvimento das Comunidades em que se insere, incorporando uma Cultura orientada para a Responsabilidade Social.

Atualmente, a Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul conta com 23 agências, estando presente nos Concelhos de Santiago do Cacém, Grândola, Sines, Ourique, Setúbal, Sesimbra, Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, território de reconhecidas potencialidades agrícolas e uma assinalável atividade industrial, turística, urbana e periurbana.

A criação da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul foi formalmente aprovada no dia 22 de dezembro de 2016 pelos Associados da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul, em sede de Assembleia Geral. Esta decisão foi sustentada em três grandes pressupostos:

• A carência de um espaço físico que permitisse preservar e dignificar o espólio da Caixa da Costa Azul, resultante de mais de um século de atividade;

• Permitir à Comunidade aceder à informação, peças e documentos que contam a história desta Instituição centenária de caráter local;

• A premente necessidade de gestão mais estruturada dos donativos atribuídos pela Caixa da Costa Azul às diferentes causas e entidades sociais.