Missão
Fundada em 1916, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Santiago do Cacém, surge como uma associação agrícola de responsabilidade solidária ilimitada.
Hoje com 103 anos de história a Caixa Agrícola de Santiago do Cacém, tem vindo a ser pioneira nos mais variados setores, nomeadamente quando em 1980 abre a primeira delegação do país em Alvalade. Teve também a sua presença na Comissão Instaladora e da Primeira Direção da Caixa Central, tendo sido também fundadora, dirigente e maior acionista de todas as empresas do Grupo Crédito Agrícola.
Atualmente a Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul conta com 17 agências, em 6 concelhos, Santiago do Cacém; Sines; Ourique; Setúbal e Sesimbra, território de reconhecidas potencialidades agrícolas e uma assinalável atividade industrial, turística, urbana e periurbana.
A 22 de dezembro de 2016, os Associados da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul, em sede de Assembleia Geral, aprovam formalmente a criação da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, decisão esta que foi sustentada em três grandes pressupostos:
-
A carência de um espaço físico que permitisse preservar e dignificar o espólio da Caixa da Costa Azul, resultante de mais de um século de atividade;
-
Permitir à Comunidade aceder à informação, peças e documentos que contam a história desta Instituição centenária de caráter local;
-
A premente necessidade de gestão mais estruturada dos donativos atribuídos pela Caixa da Costa Azul às diferentes causas e entidades sociais.